segunda-feira, 8 de julho de 2013

Mercado Público Porto-Alegre

             


                A história entra em chamas. Na noite do dia 06 de julho de 2013 o fogo começa a dominar o segundo andar do Mercado Público de Porto-Alegre.
                Ao ver a noticia na tv, senti uma estranha angústia... uma inquietante vontade de chorar. Bobo? E, pode ser que sim. Mas como uma amante da história, ao ver o prédio histórico em chamas, mesmo sabendo que não haviam vitimas, doeu.
                Doeu em pensar nas centenas de funcionários que não vão poder retomar o trabalho depois de uma noite de descanso. Doeu em pensar nos donos dos restaurantes e lojas do Mercado, que perderam tudo que tinham. Doeu ver a história sendo destruída pelas chamas, sem piedade.
                O fogo não pede licença, não perdoa, ele destrói tudo que estiver em seu caminho, não distinguindo lixo de história. Chorei, não nego. Não tenho vergonha de chorar diante da dor e do desespero de quem perdeu o trabalho de uma vida, são lágrimas de solidariedade. Lágrimas de impotência por saber que sou inútil diante da fúria do fogo.
               O Mercado Público que nasceu em 1869 já sofreu 4 incêndios e passou por uma enchente até a data de hoje. São eles: a enchente de 41, e os incêndios de 1912, 1972, 1979 e agora o de 2013. Depois de aliviada a dor, é hora de erguer a cabeça e recomeçar. Gaúcho não desiste, nasceu para a luta e não será apenas mais uma queda que fará o nosso Mercado desistir de seguir tocando a vida do povo de Porto-Alegre e região. Logo as portas serão reabertas, voltaremos a nos deleitar nos restaurantes do segundo andar, voltaremos a saborear as cervejas e chopp's da banca 79 (que eu, particularmente, sou grande fã). Os Parceiros Voluntários reabrirão as portas, retornarão as campanhas de doação de órgãos (cujo qual, eu, como doadora, aconselho a todos que se inscrevam) e a vida e alegria voltará ao nosso Mercado, repleto de novidades, levando toda a cidade para seu interior e unindo todas as classes sociais harmoniosamente.
               Aos que não conhecem bem o local, deixo a dica. E um passeio que você certamente se recordará com carinho. Visitem o site   http://www.mercadopublico.com.br/    e saibam um pouco mais.

Abraços
Fui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do post? Alguma dica de matéria?