terça-feira, 19 de abril de 2022

Por que não se fala em Gentleman Jack?

 


Por que a comunidade LGBTQ+ não tem falado de Gentleman Jack?

Uma noite, enquanto costurava, eu procurei algo para assistir, algo Gay para ser mais específica, algo Lésbico para ser ainda mais exata, e em uma constante busca em catálogos, com o objetivo de encontrar algo dublado e que pudesse ser visto enquanto eu continuava minha atividade manual, eu me deparei com Gentleman Jack, na HBO Max.


Claro que acompanhando canais de youtubers da Comunidade, ou como chamamos carinhosamente, do Vale, eu já tinha ouvido falar da série, mas por algum motivo, no meu subconsciente eu entendi que a premissa da história era completamente diferente da real, e consequentemente na época eu não tive o menor interesse em assistir - e como eu não sou exatamente uma fã de séries e filmes de época porque sapatão nunca é feliz, só iludida - eu abandonei a ideia, até a noite em questão.

A questão aqui é todos os meus e os seus pré-conceitos quando o assunto é filme/série de época caem por terra quando você assiste Gentleman Jack, começando pela quebra da quarta parede (que para quem não sabe, é quando o personagem conversa com o telespectador, como o Deadpool faz, ou a Enola Holmes). Isso por si só já trás outro ar para a série, e então você descobre que aquelas pessoas, existiram na vida real, que Anne Lister, a mulher que não podia amar outro sexo que não o seu, é considerada a primeira lésbica moderna da história, e a série é roteirizada através de um cuidadoso estudo histórico e dos diários por ela deixados. É como se um novo mundo se abrisse diante de nós.

A série tem uma trilha sonora dinâmica, você tem informação o tempo todo, não dá tempo se ficar entediado, as atrizes emanam química, talento, o roteiro vai para o extremo oposto de tudo que estamos acostumados para uma série de época, os figurinos são impecáveis, e a direção de fotografia… Caramba, como eu amo a fotografia dessa série. Gentleman Jack tem absolutamente tudo o que precisa para ser uma série de sucesso, mas uma coisa fundamental lhe falta: Divulgação merecida.

Sim, temos essa obra prima que conta a história da mulher que quebrou o sistema, que foi ela mesma em uma época que a mulher era para ser apenas a esposa que dá filhos e cuida da casa, a mulher que estudava, tudo queria saber, aprender e viver, e temos o problema que a série simplesmente não é bem divulgada, que pouco se trás das mídias, porque ainda há um receio por parte dos streaming’s de divulgar uma série com protagonista lésbica e perder público, enquanto outras se usam do queerbaiting exatamente para chegar a nós, pois consumimos muito conteúdo e de forma muito intensa. Queremos nos sentir representadas, então sim, muitas de nós passa horas caçando conteúdo, e pra fazer uma de nós assistir algo, coloca um casal gay, um olhar mais intenso entre duas mulheres, um sorriso, duas atrizes com química em cena, e pronto, nós mesmas fazemos o resto (sapatão raiz é movida a fanfic).

Então vou dizer só mais uma vez, se quisermos que esse tipo de produção continue existindo, precisamos dar audiência, movimentar rede social, divulgar, atormentar todos que conhecemos para que também assistam, para mostrar para as HBO Max, Netflix, Prime Vídeo e o que mais for, que se eles trouxerem, vamos assistir, vamos cuidar, vamos enaltecer. Vejam o exemplo de Wynonna Earp, que mesmo sendo de emissora tecnicamente pequena, criou um fandom tão intenso que dele se originaram eventos oficiais e anuais, ou The 100 que trouxe Clarke e Lexa em pouquissímos momentos, e mesmo assim delas nasceu a Clexacon que virou referência em evento da comunidade LGBTQIA+. Somos bons consumidores de conteúdo, e precisamos que o mundo veja, precisamos que o mundo veja Gentleman Jack, que se encantem com As Esposas como nós nos encantamos, vamos estremecer a internet no lançamento dessa segunda temporada que tanto foi sonhada e finalmente esta virando realidade!

E só para encerrar, já converteu algum Freddy hoje? Já trouxe alguém para o lado Jack da força? Se você não entendeu o que falei, vai assistir a série, e se sim, parabéns, é hora de ir além!

Obrigada por tudo e até a próxima!

19/04/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do post? Alguma dica de matéria?